LG Optimus 3D – o primeiro celular 3D do mercado

LG inova e lança o primeiro celular (para o mercado mundial) que reproduz imagens, filmes e jogos em 3D sem a necessidade de óculos especiais durante a famosa MWC 2011. O aparelho vai com processador de 1GHz dual core OMAP da Texas intrument, 512MB , tela de 4,3 polegadas com resolução de 800×480. Com a exceção do 3D, o aparelho é muito semelhante a todos os outros que estão sendo lançados no evento no grande em Barcelona, ou seja, vai com wifi, gps, camera de 5mp e flash, etc.
Para projetar imagens 3D  o aparelho utiliza uma tecnologia chamada “barreira paralax”, que consiste de uma camada bem fina acima da tela, cheia de fendas, que dividem a luz projetada pelo LCD em 2 caminhos diferentes, ou seja, o aparelho mostra 2 imagens ao mesmo tempo, o que causa em nosso olho a ilusão de 3D. Essa mesma tecnologia é utilizada no Nintendo 3Ds.
Embora seja uma grande inovação, o sistema 3D não é lá grandes coisas. O efeito 3D desaparece com a minima inclinação da sua mão ao segurar o aparelho, ou de sua cabeça. Você precisa olhar para um ponto bem específico para ver o 3D.
Você pode também filmar em 3D pelo celular, utilizando o sistema de duas câmeras presente no aparelho, e reproduzir suas filmagens na televisão através da conexão HDMI.
É um aparelho conceito. Provavelmente custará caro e não será um sucesso de vendas, mas é uma boa inciativa.